Nossos Projetos

Projeto "De Olho nos Bichos"

O projeto “De Olhos nos Bichos” foi criado em 2004 pelo biólogo Ayo Miranda com a missão de propagar a importância da conservação da fauna, não somente na Fazenda Capoava, mas também nas propriedades vizinhas e junto à comunidade local.

Esse trabalho tem como objetivo principal recuperar o equilíbrio ecológico da Fazenda e contribuir através de registros fotográficos, vídeos e/ou vestígios, com o aprimoramento do nosso acervo científico, assegurando que a mensagem sobre a preservação das espécies seja passada eficazmente através da Educação Ambiental, em nossa programação.

Atualmente o Projeto é conduzido por nossa equipe de biólogos que atua em mais de 200 hectares no entorno da Sede e conta com um acervo de registros muito importante para estudos ambientais de toda região. Venha conhecer e participar desta programação da Capoava.

Projeto “Recuperação de Áreas Degradadas”

A Fazenda Capoava iniciou em 2006 seu plano de Recuperação de Áreas Degradadas, uma parceria entre a Rodovia das Colinas, Fazenda Capoava e a Fundação SOS Mata Atlântica. Tivemos o privilégio de ser a primeira área a ser beneficiada na região de Itu com a recuperação de matas ciliares (áreas florestais nativas dedicadas à proteção dos mananciais). Juntos, plantamos mais de 14mil mudas de espécies nativas, o que contribuiu para a recuperação das APP’s (Áreas de Proteção Permanente) e construção de corredores ecológicos para melhor transição de fauna nativa.

Em parceria com as Fazendas Ingazinho e Jequetibá,  Bioflora e LERF (Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal, Faculdade Esalq, USP e LCB) no ano de 20XX, realizou-se o plantio de aproximadamente 400 mil mudas de árvores nativas da mata Atlântica em uma ação voluntária e particular.

Atualmente esse reflorestamento encontra-se em processo avançado de regeneração, dando suporte para todo o ecossistema e, principalmente, para as ações de educação ambiental e conscientização dentro das programações do hotel.

Projeto “Mantenedor de Fauna Silvestre”

A Fazenda Capoava possui dentro de suas instalações um Criadouro Mantenedor de Fauna Silvestre, cadastrado junto ao IBAMA, órgão que regulariza e licencia esse tipo de atividade.

Esta categoria de Criadouro tem como principal objetivo ajudar a manter animais silvestres que não podem mais viver soltos em seus habitats e que por algum motivo foram destinados a um Zoológico Municipal ou Centro de Triagem de Animais Silvestres. Como esses locais municipais possuem, na maioria das vezes superpopulações, foi dado o direito de qualquer pessoa física ou jurídica, inscrever-se junto ao órgão fiscalizador (IBAMA) desde que construa um local adequado para manter os animais.

Nós da Fazenda Capoava acreditamos que ajudar esses animais a terem uma boa dieta, um ambiente próximo ao seu habitat e bons tratos, pode significar muito na sua qualidade de vida, uma vez que não podem mais ser devolvidos à natureza. Tê-los sob nossa responsabilidade, nos faz parte de um todo que luta contra os maus tratos de animais. Outro aspecto de cunho ambiental que é muito importante, é o de compreender que esses animais em cativeiro se tornam “chamarizes ” para outros da mesma espécie soltos, o que transforma nosso entorno em um ponto de parada e reprodução, contribuindo para a Conservação local e desenvolvimento das espécies da região. Dentre os animais que mantemos em nossas instalações estão: araras, tucanos, perdizes, papagaios, macacos prego e saguis.

Projeto “Horta da Fazenda ou Capô”

Inserir texto.

Projeto “Agrofloresta”

Inserir texto.

Projeto “Gerenciamento de Resíduos”

O processo de gerenciamento de resíduos é formado por um conjunto de procedimentos operacionais implantados, onde são avaliados todos os resíduos gerados na nossa operação de forma a tornar a nossa gestão o mais sustentável possível. O principal foco é o de reduzir a produção de resíduos destinados a Aterro Sanitário e que depende da dedicação e esforços para que os diferentes resíduos gerados por nossas operações (inertes, perigosos, recicláveis, orgânicos ou sanitários), sejam destinados adequadamente..

Os materiais mais utilizados em nossa operação, tais como o pet, alumínio, papel, vidro, papelão e o plástico, são separados e encaminhados à cooperativa de reciclados local (COMAREI), que são responsáveis pela triagem e separação correta dos materiais com a garantia de que cheguem à cadeia produtiva novamente. Essa parceria contribui para a diminuição significativa de descartes incorretos, áreas contaminadas por acondicionamentos inadequados e contaminação de água de nossa propriedade.

Ajude-nos fazendo a sua parte: descarte os resíduos somente nos locais adequados, que estão espalhados pela Fazenda, Áreas Sociais e Chalés.