Stand up paddle: dicas de como remar e se divertir.

O stand up paddle

O esporte stand up paddle surgiu no Havaí nos anos 60, para aproveitar o mar quando ele não estava com ondas grandes para surfar, mas depois também se tornou um esporte ótimo para uma lagoa mais calma. No Brasil ele vem ganhando muitos adeptos por todas as regiões e é muito comum se deparar com algumas pessoas tendo a sensação de flutuar sobre as águas.

Equilíbrio nos primeiros passos

Para ter o equilíbrio necessário é preciso postura e respiração, para subir e permanecer em pé na prancha. Para subir segure nas bordas, posicione as mãos um pouco acima da linha dos ombros e, em seguida, fique de joelhos, permanecendo sentado nos calcanhares, ou em posição de 90º, até conseguir o equilíbrio necessário. Após conseguir, basta colocar o remo ao centro da prancha, apoiando as mãos na linha dos ombros e, lentamente, levante um joelho, apoiando o pé, ainda com as mãos apoiadas na prancha. Depois é só subir e remar, com postura ereta e tranquilidade.

Equipamento de segurança

Para você que está iniciando no esporte, a utilização de colete salva-vidas é essencial, porém, não se trata de um colete comum, já que eles podem atrapalhar a sua movimentação na hora da prática, mas o ideal é que seja um colete mais fino, próprios para o stand up paddle, que ajudam apenas em uma possível flutuação, de acordo com a necessidade.

Importante saber cair

De uma coisa você não pode fugir, da queda. Você irá cair da prancha no começo, por isso, aprenda a encarar a queda sem se machucar. Quando perceber o desequilíbrio, que vai cair de qualquer maneira, mergulhe sem se atirar, para evitar um escorregão e um possível acidente.

Após cair, o segredo é descansar um pouco, nadar e deixar se levar pela tranquilidade da água, sem estresse, sem cobrança. Aos poucos você irá se adaptar e aprender a se manter em pé na prancha e as quedas começarão a se tornar apenas boas lembranças.

Não pratique sozinho

Outra dica importantíssima para você, que está iniciando no esporte, é procurar sempre a companhia de um amigo, ou alguém que pratique o esporte com você. Pois além de ser muito mais seguro, as remadas em grupo com uma boa conversa e a divisão daquele momento ou vista do paraíso, torna tudo ainda mais encantador, não é mesmo?

Relaxar ou levar a sério?

As pranchas de stand up paddle são usadas para muitas finalidades diferentes. Sua intenção pode ser apenas remar a passeio e se divertir em lagos ou mares mais calmos, utilizar a prancha para fazer Yoga ou, fazer remadas de longas distâncias e surfar. Para cada objetivo existe um tipo de prancha, procure se informar qual é o seu.

 

E aí, você curtiu as dicas para aproveitar o stand up paddle da melhor forma possível? Se quiser o cenário ideal, a Fazenda Capoava é encantadora e já recebe o esporte com frequência. Faça sua reserva!

Veja também