Os benefícios da natureza para o estresse e para memória

Benefícios da natureza para a saúde 

É inegável que estar em contato com a natureza faz toda a diferença para saúde e para o nosso bem-estar.

Estudos mostram que tirar um tempo para permitir esse toque com a natureza é fundamental para ter uma saúde em dia e cabeça em ordem.

A sensação de liberdade que essa proximidade com a nossa mãe natureza nos traz é libertadora e faz toda diferença para encarar a rotina dos dias corridos de uma outra forma.

Para as crianças

Estar próximo da natureza é essencial para os adultos e principalmente para as crianças.

As brincadeiras ao ar livre estimulam a criatividade e a imaginação. Ainda auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais.

Estresse

Para quem não mora próximo a natureza, o que é bem normal nos dias de hoje é importante reservar alguns fins de semana para ficar longe de todo o estresse da cidade grande. Estar rodeado do verde da natureza ajuda a relaxar e nos manter conectado com o que realmente importa.

A calmaria da natureza reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e isso é comprovado por estudos. Às vezes pequenos momentos podem fazer toda a diferença se feitos no lugar certo.

Turbina a memória

Se você anda tendo pequenos lapsos de memória, talvez um bom remédio para esse problema seja ficar pertinho da natureza. Estudos recentes mostram que quem vive em contato com a natureza tem uma melhora de 20% em relação a memória.

Saúde mental 

É normal não nos darmos conta, mas vivemos sempre ocupados, cheios de tarefas e preocupações que pouco a pouco esse acúmulo de tarefas e obrigações vão se tornando em estresse, ansiedade e até depressão.

Uma das melhores maneiras de prevenir essas e outras doenças é estar em contato com a natureza. Se o foco é dar uma pausa e recuperar as energias o ideal é procurar um cenário natural e simplesmente aproveitar e relaxar. Todos nós vez ou outra devemos parar e nos reconectar com o nosso ¨eu interior¨.

Veja outras 10  vantagens que a natureza pode proporcionar:

1- A proximidade com a natureza auxilia a recuperar o cérebro da fadiga causada por trabalho, estudo, etc., melhorando o desempenho e o bem-estar;

2- Praticar esportes ao ar livre é bom demais! Melhora o aprendizado, a memória e as funções cognitivas;

3- Realizar atividades ao ar livre pode aliviar sintomas de alzheimer, demência, estresse e depressão;

4- O contato com a natureza ajuda no desenvolvimento das crianças e na interação social;

5- Ajuda na saúde física;

6- Melhora a saúde mental;

7- Ajuda no processo de cura;

8- Dá um gás na concentração;

9- Beneficia a saúde;

10- Diminui os sintomas de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) em crianças, podendo reduzir até o uso de medicamentos.

 

No fim das contas, você estará fazendo muito mais do que um simples passeio ao ar livre, estará cuidando de si mesmo! Tire esse tempo para estar na pureza da natureza, você merece esse carinho!

A Fazenda Capoava está de portas abertas esperando por você! Entre em contato conosco e venha nos visitar.

Veja também