Festa Junina: festa, alegria e tradição

A Festa Junina

Nossa tradicional Festa de São João, ou festa junina, que é relativa ao mês de junho, acontece em diversos países e tem curiosidades interessantíssimas em sua história. Veja abaixo algumas curiosidades e um pouco da história da nossa Festa Junina!

História das festas

Bastante associadas aos santos católicos Santo Antônio, São Pedro e São João Batista, que têm seus dias comemorados entre 13 e 29 de junho, datas que coincidem com o mês em que os camponeses festejavam a proximidade das colheitas, acendendo as fogueiras para afastar pestes, insetos e estiagens.

No Brasil as influências vêm de Portugal, trazida na época colonial, com instrumentos musicais como cavaquinho, triângulo, sanfona, entre outros, e as roupas utilizadas mesclava as tradições sertanejas e culturas indígenas e africanas.

História das quadrilhas

Com origem em danças de salão francesas e em louvores aos santos para pedir e agradecer suas colheitas, a típica quadrilha veio de costumes que eram referência no mundo, como por exemplo o que era tendência em Paris, o que fez com que essa dança se tornasse muito popular na América do Sul, se misturando com o gingado, ritmo e danças da região sul americana, da África e indígenas.

As bandeirinhas

Um dos enfeites mais conhecidos e utilizados na Festa Junina é a bandeirinha, que surgiu por todos os santos que são homenageados na festa e, na época, eles estampavam as bandeirinhas com suas imagens pregadas nas bandeiras coloridas e imersas em água, o que era conhecido pela lavagem dos santos, para purificar o ar.

A grande fogueira

A história diz que, na noite em que nasceu São João, foi erguido um mastro em frente a sua casa, sendo iluminado com uma grande Fogueira. Essa foi a maneira usada para comunicar a chegada do filho a Maria, prima de Isabel, mãe de São João, que estava grávida e, logo, daria luz a Jesus. Daí esse costume de acender uma fogueira durante a nossa tradicional Festa Junina.

Comidas típicas

Milho: comum em Portugal, a tradição antigamente era celebrar a colheita do trigo, que acontecia no verão, entre os meses de junho e setembro. Mas no Brasil, não se tinha esse costume, sendo adaptado para o Milho, que serve como base para muitos alimentos das festas juninas como: canjica, pipoca, curau e bolo de milho.

Amendoim: além de ser servido apenas com sal ou açúcar, o amendoim torrado é muito consumido na Festa Junina e é ingrediente de diversos doces como a paçoca doce, feita com farinha de mandioca e açúcar. Outra delícia feita com o Amendoim é o Pé de Moleque, um doce extremamente comum nas festas de junho.

Diversos: no Brasil temos o costumes de, em qualquer ocasião, adicionar aquela pitada de brasilidade, por isso, aqui se tem Cachorro-Quente, Pão com Linguiça, Maçã do Amor, Bolos de Mandioca, de Milho, ou de Fubá, além das tradicionais bebidas Quentão e Vinho Quente.

E aí, você gostou de saber um pouco sobre a história da nossa Festa Junina brasileira? Acesse o Blog Oficial da Fazenda Capoava e confira diversas outras dicas!

Veja também