A importância de resgatar as brincadeiras antigas

Nota da Fazenda:

Estamos muito orgulhosos!
Esse nosso conteúdo foi recomendado pela editora Twinkl no material especial sobre a importância do brincar.

 

As brincadeiras do passado e seus benefícios para saúde

Brincadeiras na rua ou no quintal de casa junto dos amigos, essa era a verdadeira essência dos jogos de antigamente. Brincar até escurecer e só entrar quando os nossos pais chamassem. Eram brincadeiras simples, mas extremamente divertidas e que envolviam muita atividade física e criatividade.

Como as brincadeiras da ¨velha infância¨ fazem bem como um todo?

É claro que não se deve deixar as tecnologias e os brinquedos dos dias atuais de fora, mas podemos manter o melhor das duas gerações juntas para extrair o melhor de cada época.

Brincadeiras como pular amarelinha, pular corda, jogar queimada, futebol, handball e dança da cadeira, são apenas alguns dos exemplos das atividades que fazem bem para as crianças, elas contribuem na queima de calorias, para saúde e para o desenvolvimento dos pequenos, e o melhor, são brincadeiras praticamente gratuitas e que pode te deixar ainda mais próximo de seus filhos, além de render muitas gargalhadas e bons momentos.

Curta os bons momentos e fortaleça os laços familiares

Essas brincadeiras citadas acima, além de divertidas, estimulam a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora, o raciocínio lógico, a sociabilidade e a competitividade de uma forma saudável. 

Mas para isso é preciso incentivar, participar, mostrar como tudo isso fez parte da sua vida e fez um bem danado. Reúna toda sua família nesse fim de semana e compartilhe boas risadas! 

Você sabe o que as brincadeiras antigas proporcionam?

Todos nós sabemos que as crianças de hoje em dia precisam da magia de antigamente, toda aquela coisa lúdica que felizmente tivemos a oportunidade de estar envolvidos.

Não é só a nostalgia que vão estar presente nas brincadeiras, a forma que brincávamos antes, proporcionam benefícios como:

  • Criatividade
  • Respeito ao próximo
  • Responsabilidade
  • Integração social
  • Autonomia
  • Independência
  • Muito, mas muito bate-papo

Aprendizado na infância 

A infância é uma das fases mais importantes de nossas vida. Tudo que vivenciamos nesse momento que passa rápido em nossas vidas perdura por toda vida. 

Por isso, é preciso se permitir, conhecer, arriscar, brincar, cair e se levantar quantas vezes forem necessárias. Só assim crescermos fortes e confiantes para a vida adulta.

Além disso, essas brincadeiras são capazes de auxiliar as crianças com hiperatividade. O corpo foi feito para ficar em movimento, por isso, estimule o pega-pega, o pique-esconde, o bambolê, tudo isso vai trazer só coisas para para saúde e ajudam para criar boas memórias. 

Brincadeiras na natureza

Grande parte das brincadeiras tradicionais de antigamente podem e devem ser feitas na natureza. O contato com a natureza é importantíssima para o desenvolvimento saudável na infância. 

Pesquisas apontam que essa falta de contato com o verde, podem causar desde obesidade infantil até depressão.

Por isso, estimule, participe e tenha toda essa troca humana que é rara nos dias de hoje!

E aí, quais suas brincadeiras de infância preferidas? Conta pra gente! Lembrando que temos as melhores brincadeiras e entretenimento para saúde, bem-estar e desenvolvimento para seus filhos na Fazenda Capoava.  

 

Veja também